27 fevereiro 2006

Momentos de poesia com...

BAPTISTA ALMADA
© Timothy Lima

Este poema é dedicado à minha mulhé, que também gosta de vir a estes blobs.

Da minha casa até à tua
Eram só cinco metros de distância
Ao passar prá' tua rua
Escorreguei numa casca de melância.
#
Eu já vi belas
E belas vi
Mas a mais bela de todas
Foste sempre ti.
#
Dedico-te estes versos
Por muito de ti gostar
Das tuas coisas...do teus cozinhados
E já agora: o que é que vais fazer hoje pró jantar?

Com muito amor, do teu esposo e marido:
Baptista Almada.

27 Comments:

At terça-feira, fevereiro 28, 2006, Anonymous Anónimo said...

Este comentário não é para o Batista, mas sim para os três e para todo o grupo do bailinho do Porto Judeu.
Acabei de vos ver nas Cinco Ribeiras. Gosto muito do Carnaval e vi quase todos os bailinhos k por lá passaram. Gostei de muitos, mas como o vosso não há nenhum! A música é sempre muito original e as roupas estavam de mais (ainda gostava de saber k instrumento é aquele que nem é piano nem trompete, era um espectáculo)
Tava tudo lindo! Foi gargalhada velha(principalmente com o fato cor de rosa do Morcela), os textos eram hilariantes, como de habitual e há que dar crédito também aos actores, porque um bom texto sem actores não é nada.
Acho que foi muito bom fazerem uma coisa diferente, para as pessoas não se prenderem aos lavradores. Eu não percebo nada de teatro, sou uma mera apreciadora, mas depois do que eu vi hoje acho que vocês já não podem ser considerados actores amadores. Parabéns!
Mas como vocês dizem que também aceitam críticas, aqui vai uma: Não sei de quem é que foi a ideia, mas a meu ver (e não só) ficou muito feio aquele à parte a pedir para não gravarem o bailinho. Eu até percebo que aquilo dê muito trabalho e sei que vocês merecem os lucros, mas em anos anteriores, o grupo era o mesmo e nunca se ouviu falar em tais coisas.
Acho que foi uma decepção para os fãs. Até parece que a fama vos subiu à cabeça.
Acredito que haja muita gente que só vos queira ver, porque vocês têm um programa na televisão, mas tem outros que como eu já são fãs há muito tempo e que nos anos passados aguardaram o vosso bailinho com a mesma espectativa.
E se querem que seja sincera, acho que lucravam mais se estivessem calados.
Agora para finalizar, só quero dizer que acho uma roubalheira, a RTP não pagar por aquilo que vocês fazem!
E vou já parar de escrever, antes que me torne igual ao Treno.
Peço desculpa se alguém ofendi e se fui muito chata(não foi minha intenção).
Bejinhos
CONTINUEM ASSIM!!!!!
VIVA AOS FALA QUEM SABE!!!!!!!!

 
At terça-feira, fevereiro 28, 2006, Anonymous Anónimo said...

Eu discordo por completo da crítica aqui feita.

Acredito que as pessoas fiquem chocadas quando os autores e actores querem ver salvaguardados os seus direitos.

Em Portugal, e mais ainda nos Açores, tendo em conta que somos mais importadores do que exportadores das artes, os artistas são vistos como uns "coitadinhos", dependentes da generosidade das pessoas.

É a ideia de preferir comprar um DVD pirata para poupar €5 ou €10, quando isso representa um roubo para o artista e para todo o projecto - difícil - que é lançar uma obra para o mercado.
Não é por acaso que é crime vender material contrafeito, mas também comprá-lo.

É claro que as pessoas querem ter compensação pelo seu trabalho. Por acaso trabalha de graça?

Vá a França ou aos E.U.A e logo verá outra realidade. Minto: nem precisa ir tão longe, basta dar um saltinho até aos "nuestros hermanos". As pessoas querem ver artes de qualidade, logo pagam. A partír daí têm todo o direito de reclamar pela qualidade do espectáculo.
Por acaso pagou para ver o bailinho?
Presumo que não, mas se pagou, pagou para o ver não para o gravar, não foi?

Queremos ter tudo de borla, e ainda damo-nos ao luxo de nos queixarmos.
Essa mentalidade tem que mudar.

Adiante.

Se os actores não querem que a sua prestação não seja gravada, pois não seja. Têm esse direito.
Era escusado referir isso? Acha que sim?
Com as actuais tecnologias, acha que é exagerado? A maioria dos telemoveis já gravam imagens e pequenos filmes,as câmaras fotográficas "idem", uma câmara de video digital é cada vez mais acessível e ainda acha que é exagerado salvaguardar o trabalho de quem leva a arte de fazer rir as outras pessoas?

Se são famosos, são pela qualidade que têm, e não devem ter vergonha de assumir essa mesma qualidade. E quanto a mim, isso não significa prepotência ou que "a fama lhes esteja a subir à cabeça" (garanto que não é o caso).

Precisamente por serem conhecidos necessitam de salvaguardar situações que anteriormente não necessitavam, como a imagem mas também o trabalho que, volto a repetir, não deixa os créditos por mãos alheias.

Aliás, não acha contraditório o facto de discordar da RTP-A não largar um tostão aos "Fala Quem Sabe", e por outro lado discordar do facto de os actores quererem salvaguardar o seu trabalho?

Quanto a mim, aplaudo a iniciativa. Se as pessoas não estão educadas a respeitar o trabalho dos artistas, eduque-se. O argumento de que "sempre foi assim" não tem qualquer validade lógica (caso contrário, roubar era um costume admissível)

Em último caso, que não quer ver simplesmente não veja.

Se ninguém quiser ver, os artistas não precisam de se esforçar: passam os domingos sentados no sofá a ver filmes de duvidosa qualidade na TVI.


Parabéns pelo vosso trabalho.

PJG.

 
At terça-feira, fevereiro 28, 2006, Anonymous Anónimo said...

Atirei um limão à tua porta e parou... Será que se cansou?

 
At quarta-feira, março 01, 2006, Anonymous Anónimo said...

Gosto muito da critica do PJG.
Concordo com tudo até ao ponto final.
Adoro estes três, são pessoas impecáveis!
As pessoas da Ilha do Pico agradecem todos os programas que passam deles na RTP Açores...
Um abraço ao Helder que esteve cá à pouco tempo e achei uma simpatia e uma humildade incrível!
Um abraço a todos.

 
At quarta-feira, março 01, 2006, Anonymous Anónimo said...

Helder, os bracinhos estão bons? Abraço.

 
At quinta-feira, março 02, 2006, Anonymous Anónimo said...

home! uma coisa é certa! é uma merda a RTP nao vos dar ordenado! entendo k a rtp n tem meios pra isso, mas voces merecem! perdem horas das vossas vidas, d trabalho, pra gravarem os melhores 5m d rtp! mereciam sim senhor um ordenado! conversa bem dizida! mas ainda bem k estes senhores ja s sentem gratificados com o afecto dos fãs!
já agora! aproveito pra reclamar e incentivar um abaixo assinado, contra a tia maria d nordeste! pk é k a velha tem meia hora d antena e estes servos d deus so tem direito a 5m??? na tá certo! e primeiro devia dar os fala quem sabe, e entao dpois o trofeu! kem é k ker saber d trofeu!? home boa noite, ate amanha!

 
At quinta-feira, março 02, 2006, Anonymous Anónimo said...

Também concordo totalmente com PJG. Não se pode ver como sinal de sobranceria o facto de "os Fala" sentirem necessidade de proteger o seu trabalho. O contrário, e a crítica de K.B, é que seria sinal de provincianismo, amadorismo e vistas curtas - é por estas, e outras que tais, que os artistas açoreanos de qualidade rarissimamente singram na sua terra (ou pelo menos comecem a ganhar projecção aqui) e têm de o fazer onde, à volta deles, encontrem um ambiente profissional. A atitude da RTP-A é um exemplo acabado dessa falta de profissionalismo: pagar (e, ao que parece, bem) à Tia Maria do Nordeste (pensar nela quase que me faz perder o jantar) e não o fazer aos "Fala Quem Sabe" é uma afronta à inteligência. Os FQS têm dado mostras de que o sucesso não lhes subiu à cabeça. Estão simplesmente a proteger-se. Senão gastavam a imagem rapidamente e tornavam-se tão comuns e banais que se desvalorizavam. O sucesso não lhes subiu à cabeça! O que revelam é uma coisa que já lá tinham: inteligência. Para acabar estou certo que K.B. compreenderá as críticas que suscitou. Afinal é uma fã dos FQS...

 
At quinta-feira, março 02, 2006, Anonymous Anónimo said...

ah, e já agora, aproveitava para fazer um reparo: no episódio "se eu ganha-se o euromilhões", acho que é assim o título, (em que o Ramiro surge num tractor minúsculo), aparece escrito "ganha-se" quando queriam escrever "ganhasse". Senhores Fala Quem Sabe, atenção ao português.

 
At quinta-feira, março 02, 2006, Anonymous Anónimo said...

Uei grande abraço ao Miguel (dos bracinhos) e ao teu novo rebento, felicidades!!!

K.B. Muito Obrigado!!! (escuta o PJG que ele está a falar bem...)

Um grande Abraço a todos!!!

HelderX

 
At quinta-feira, março 02, 2006, Anonymous Anónimo said...

Camaradas do Pico!!!
Muito Obrigado pelo comentário...
Abraços a todos os espectadores assíduos!!!
Marcelo, Sergio,...........e toda essa gente simpática da mágnifica ilha do Pico!!!!
Grande Abraço!

HelderX

 
At quinta-feira, março 02, 2006, Anonymous Anónimo said...

o jantar é couves com canelos de porco para cunduto e em cima abobora cozida com pevides torradas e uma tijela de café, serve? Beijos da Filomena..CX

 
At quinta-feira, março 02, 2006, Anonymous Anónimo said...

se não fosse os Fala Quem Sabe, a rtp açores era apenas 1 canal para os velhotes verem o telejornal e a previsão do tempo. Esta série fez com que a rtp-a cativasse mais audiência, e por isso estes 3 grandes actores deveriam ser mais valorizados pela rtp-a, pois são 1 caso do que de bom se faz nos açores a nivel de humor. Muito sucesso para os Fala Quem Sabe, que levem a nossa região até mais longe.

 
At quinta-feira, março 02, 2006, Anonymous Anónimo said...

wei home...o fala quem sabe são os maiores e deveriam ser recompensados com o seu ordenado, akela tia maria devia-se excluir da programaçao...(akilo é uma merda) e o fqs devia dar toda a semana(iss é k era:D).

Haja Saude!!

 
At quinta-feira, março 02, 2006, Blogger César said...

O reparo do(a) "rmg" é mais do que justo e agradecemos.

Apenas quero adiantar que tudo isto é ainda produto semi-amador.

Não que isto sirva de desculpa, não é isso. O que pretendo dizer é que de há um mês para cá é que se está a tentar fazer uma coisa com mais algum profissionalismo (até quando, não sabemos pois as forças estão a esgotar-se).

Tentaremos ter atenção a essa "gafes", muito embaraçosas diga-se.

Obrigado pela crítica.

 
At quinta-feira, março 02, 2006, Anonymous Anónimo said...

Já agora, se se discorda do facto da RTP-A não desembolsar um tostão, porque não contestar junto deles via e-mail?

Eu já fiz!

 
At sexta-feira, março 03, 2006, Anonymous Anónimo said...

Não digo que eles não mereçam.
Antes pelo contrário, sei que para se chegar ao dia de carnaval com tudo pronto é preciso muito trabalho. (E o bailinho deste ano tava o máximo!)
O problema é que em anos anteriores tiveram o mesmo trabalho e nunca fizeram tal referência. E eu tb não vi mais nenhum bailinho a fazer exigências.
Quem sai em bailinhos já sabe que não o faz por dinheiro, fá-lo por gosto.
Mas eu não quis criticar os fala quem sabe em prol das pessoas que filmam sem autorização e que ganham dinheiro às custas de quem trabalha! Também não concordo, apenas acho que se poderiam ter certificado de que tal não estava a acontecer de outra maneira. Por exemplo, podiam ao menos ter espreitado a ver se havia alguém a filmar.
Eu gosto muito destes "pikenos" e não vou deixar de gostar por causa disso. Mas não gostei daquele início de bailinho e as pessoas que estavam à minha volta tb não.
Para quem não gostou do meu comentário, peço desculpas e volto a repetir: a minha intenção não era ofender ninguém!
Por acaso não paguei nada para ver bailinhos, mas se passasse a ser necessário pagava com todo o gosto.
não se esqueçam é que o carnaval é uma festa feita para o povo "provinciano" e "amador" (como eu). E que o povo é que é o público deste tipo de manifestações culturais.
Eu não me ofendo com nada do que aqui foi dito, percebo os vossos pontos de vista e até acho que falaram muito bem. (é bom saber que há quem defenda a cultura terceirense)
Apenas tenho uma opinião diferente.

VIVA AOS FALA QUEM SABE!!!

 
At sábado, março 04, 2006, Anonymous Anónimo said...

eu não vi o bailinho em que estavam os FQS (com muita pena minha), nem tinha ouvido falar desse assunto, mas até posso compreender o desconforto sentido por K.B.

 
At segunda-feira, março 06, 2006, Anonymous Anónimo said...

Chics... de + !!!
Priii!!

 
At segunda-feira, março 06, 2006, Anonymous Anónimo said...

K.B.!!! Passa à frente camarada!!!

 
At segunda-feira, março 06, 2006, Anonymous Anónimo said...

Quanto à gravação do bailinho...

Olá!
O bailinho do Porto Judeu, tal como é conhecido actualmente, existe desde 2000.
Os trabalhos que apresentámos desde então vão desde "O Herói" (estavamos vestidos de escoceses) até "De ladrões a Super-Herois" que este ano veio à rua, passando por dois anos muito famosos com a apresentação de "A revolução das Vacas" e "A Máfia está em todo o lado" que trouxe à luz do dia as personagens Ramiro, Batista e Agostinho.
Todos estes textos foram escritos por Roberto Borges, e a música composta e adaptada por Francisco Rocha, Timmy Lima e eu próprio.
Este trabalho é feito de graça para ser visto de graça. Minto. Nós pagamos para entrar no Carnaval. Por exemplo cada bailarino este ano desenbolsou 135€ pela roupa + 20€ pelo transporte.
Por isso é obvio que não concordamos nem queremos pactuar com o comércio paralelo que o Carnaval gera. São milhares de Euros de que os intervenientes não vêm um cêntimo.
Está mal.
Nesse sentido, este ano não deixámos gravar, mas também não deixámos de actuar. Quem nos viu na sua generalidade não pagou (Isso de pagar bilhetes julgo que não depende directamente dos intervenientes). Contudo, quem desejar uma recordação ou gravação do bailinho poderá obtê-la no Foto Gabriel, porque fizemos um acordo de exclusividade com ele.
Sendo assim, todas as vertentes, quanto a nós foram contempladas: Viu quem quiz ver, quem quiser ver poderá ver, e o grupo pela primeira vez obteve dividendos (que existiriam de qualquer forma mas para terceiros) pelo seu trabalho.
Só queremos fazer mais e melhor.
Fui eu quem nas 5 Ribeiras fui avisar para não gravar. E Deus me dê saúde para voltar a fazê-lo por muitos anos.
A opinião de pjg, que agradeço, é uma das vertentes desta situação, que subscrevo integralmente. Obrigado!
Abraço!

 
At segunda-feira, março 06, 2006, Anonymous Anónimo said...

Acho que é preciso mais expressão dramática! Manuel Polícia Ladrão!
Fecha.

 
At terça-feira, março 07, 2006, Anonymous Anónimo said...

Rui, é assim "memo" "Fala Quem Sabe"...e muito bem!

Chics, "tipo, consoante"

AÔOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!

Vergílio Morcela (2 caras)

 
At quarta-feira, março 08, 2006, Anonymous Anónimo said...

(cantando) ...o assunto acabou!!!

 
At quarta-feira, março 08, 2006, Blogger Desambientado said...

Meu amor foi p'ro Brasil
e de lá mandou-me um bilhete postil.

 
At sexta-feira, março 17, 2006, Anonymous Anónimo said...

bem n pude deixar de comentar tds esses comentários...lol... antes de mais nd kero dar os parabens a kem o merece... a esses tres GRANDES ACTORES... no papel de agricultores, mafia, super-herois... qq um... pk kem faz akilo k gosta bem feito so merece o melhor.
qt ao assunto "do dia"... tb faço parte de uma dança de carnaval e sei mt bem os gastos e trabalho k temos para poder estar durante akeles dias nos palcos e levar às pessoas isso mm. por isso estou completa/e de acordo com a actitude da vossa dança, n por terem como actores tres pessoas "famosas", mas um pc pelo respeito a todo esse trabalho k se teve ao longo de meses.
já viram o $ k essas pessoas, k andam a gravar e vender dvd´s das danças, ganham????? poix é, grd lucro... na me importava nd.
já agr, sem tirar qq merito a esses grandes personagens, parabens á dança do porto judeu (no seu global)k alem de bom teatro e MUSICA fez passar nos nossos palcos uma nova forma de ver o carnaval da terceira... a tds obrigada. sem chatear mais sobre o assunto... ate pk o carnaval ja la vai,... jinhos a tds e espero ver-vos logo a noite... na RTPa.

 
At sexta-feira, março 24, 2006, Blogger César said...

Muito obrigado Camarada anónimo.

 
At sábado, julho 15, 2006, Anonymous Anónimo said...

so pa dixer uma tolice mas pronto.... Por acasa quando vao ao teatro levem a camera pra filmar?? duvido muito deve ser o mesmo pras danças...e pronto.. pq como eu sei bem tem mta gente(particulares) que grava e depois vende e fazem dinheiro as custas de quem trabalhou pra conseguir sair pelo carnaval e nao so.. as empresas de gravacao tambem perdem dinheiro com isso... e pra mais até conheco pessoas que comprem as cassetes e fazem copias pra depois vender sem direitos de autor...coisa que nao é la mto certo...

e é so

quem sabe, sabe
e quem nao sabe arruma pro lado..

 

Enviar um comentário

<< Home