27 março 2006

Programa da TV salvaguardado.

Caros leitores.
É com satisfação que vos comunico que o programa televisivo "Fala Quem Sabe" continuará na RTP-A com a mesma regularidade, isto é Terças e Quintas-feiras, com repetição dos compactos ao Sábado e Segunda à hora do almoço.
As partes chegaram a um consenso para benefício de todos.
Convém, porém, enfatizar algumas questões.
Primeiro, nos comentários ao "post" anterior lêem-se, com mais ou menos ironia à mistura, invocações isolacionistas quer em relação às ilhas, quer em relação à própria gestão da RTP-A, inclusivamente a alguns dos seus programas ("Tia Maria do Nordeste"). Deste que mantidas as mínimas regras de educação, todos são livres de exprimirem as suas opiniões.
Mas SUBLINHO que a Animasim Produções demarca-se de todo o tipo de comentário que não atende apenas à valia artística dos actores e autor. Quanto a estes últimos comentários, agradecemos o vosso apoio e consternação pelo cenário que se vislumbrava.
Em relação aos restantes, embora agradecendo a participação neste fórum, não partilhamos qualquer atitude de sobranceria, conspirativa ou de chincalhe para com outros profissionais do sector ou instituições. O que interessa são os legítimos interesses da Animá'sim. É apenas isso que esteve em causa. O resto é irrelevante.
Em segundo lugar, como foi dito no "post" anterior, «ninguém está contra a RTP-A. Sem ela os "Fala Quem Sabe" provavelmente não existiam». O que esteve em jogo foram única e exclusivamente interesses das partes, tal como quem vai à loja comprar um detergente: há quem venda e há quem compre. Ambos tentam o seu lucro.
Pretendeu-se apenas avisar os telespectodores do programa porque razão, sem qualquer aviso prévio, ele deixaria de ser emitido: o cansaço dos actores e autor, aliado à falta de garantias para o futuro impedia a sua continuação.
As interpretações do "post" anterior são livres, mas a interpretação autêntica - isto é, a do autor - tem mais valia.
Também foi dito que sempre haviam sido expressas contínuas intenções por parte da RTP-A, no sentido de manter o programa. E boas intenções, disso nunca duvidámos. Tanto que assim foi que essas mesmas intenções foram garantidas, situação essa que merece todo o nosso aplauso.
Em suma, os "Fala Quem Sabe" continuarão a sua senda, de preferência para melhor, tendo em conta este tónico de confiança por parte da RTP-A.
Do mesmo modo, mais dia menos dia a Anima'sim estará noutras ilhas, inclusive em S. Miguel - cujas expectativas são altíssimas -, com várias representações cénicas, ainda que distribuídas temporalmente.
A breve trecho o segundo DVD estará na rua, cujo lançamento está projectado para outra ilha, que não a Terceira (ainda é cedo para dizer).
Tudo isto são situações que serão oportunamente divulgadas aqui no blog, ou na página ainda em fase de contrução.
Em nome da Animá'sim, obrigado por todo o vosso apoio.
Um bem hajam.
PJG

40 Comments:

At segunda-feira, março 27, 2006, Blogger Mário said...

Muitos Parabéns. A RTP-A decidiu da melhor maneira. Honrem isso fazendo por produzir humor com ainda mais qualidade.

 
At segunda-feira, março 27, 2006, Anonymous Anónimo said...

Ainda bem que tudo se resolveu.

 
At segunda-feira, março 27, 2006, Blogger Nuno Barata said...

Este era o desfecho desejado e previsível. Tenho pena quer a arte e a cultura tenham servido para destilar tantos ódios. Só seremos grandes quando olharmos uns para os outros sem desconfiança. A competição é uma coisa boa, fortalece as partes. A guerrilha, ao invés destrói mais do que cria.
Fico muito satisfeito por ter imperado o bom-senso. Quando vierem por cá não se esqueçam de avisar com bastante ênfase.

 
At segunda-feira, março 27, 2006, Anonymous Anónimo said...

Bem.... Rir é o nosso melhor remédio, sempre ouvi isso da boca dos mais "velhos"! Esse deve ser o nosso investimento...numa sociedade que caminha lado a lado com a depressão, baixa autoestima, and so on, and so on.... Mas como qualquer remédio, seja genérico ou não, deve ser pago......

 
At terça-feira, março 28, 2006, Anonymous Anónimo said...

Uma Palavra do produtor e Realizador desta série. Foi no dia 18 de Agosto de 2005 que nasceu de uma conversa entre eu e o Roberto a ideia de fazer um programa de humor para a RTP-A, conversámos e decidimos ir em frente neste projecto, depois de conhecer a equipa da Animá'sim, defenimos planos e avançámos sem medo e mta confiança.

Eu não os conhecia e depois de conhecer, garanto que as pessoas mais espectaculares que já conheci, é um prazer para mi trabalhar com eles, este é um dos primeiros projectos, mais virão e muito melhor garanto eu. Este projecto nasceu para a audiência Açoriana, e assim cresceu e irá continuar a crescer, todos os programas tem o seu valor, uns mais outros menos, nunca se pode agradar a todos, eu mesmo nunca imaginei que o "Fala Quem Sabe" chega-se onde chegou, mas já que chegámos aqui...vamos chegar ainda mais longe...garanto eu...Obrigado a todos os Açorianos...e como profissional de televisão, digo, obrigado à RTP-Açores e a todos os que fazem a Televisão dos Açorianos, incluindo a nossa equipa...esta é a nossa televisão é a nossa gente!!! PENSAM SEMPRE NISTO!!! 9 Ilhas 9 Maravilhas!!! ABRAÇÃO

Fernando Nascimento.

 
At terça-feira, março 28, 2006, Anonymous Anónimo said...

Pois é, isto de falar quem sabe nem sempre é fácil, ainda por cima quando a "faladura" vem das "ilhas de baixo", fazendo uso de terminologia "japonesa"...
Cá por mim acho que estou bem por cima, pois até sou picaroto!
Congratulo os terceirenses por esta vitória televisiva (confesso que desisti de ver a RTP Açores por estar farto de a ver contribuir para aumentar o bairrismo ilhéu).
Fale quem saiba e haja saúde!

 
At terça-feira, março 28, 2006, Anonymous Anónimo said...

Parabéns a todos os: Actores, Produção, RTP-A e, principalmente, Açoreanos.
Vamos continuar a poder disfrutar de bom humor na NOSSA televisão.

 
At terça-feira, março 28, 2006, Anonymous Anónimo said...

Parabens a vós porque provaram que são uma mais valia e acima de tudo parabens à rtp A que que tem grandes dificuldades financeiras e é das poucas tlevisões que não vive de publicidades. É puro serviço publico.

 
At terça-feira, março 28, 2006, Anonymous Anónimo said...

E como é que fica a Tia Maria, também continua?

 
At terça-feira, março 28, 2006, Anonymous Anónimo said...

Na minha opinião a Tia Maria também tem qualidade e também deve continuar.

Devo confessar que gosto mais dos FQS, mas também gosto mais de doces do que de salgados, e no entanto, ambos os sabores têm lugar na minha vida.

Mais uma vez parabéns ao FQS e...deixem a Tia Maria em paz.

 
At terça-feira, março 28, 2006, Anonymous Anónimo said...

Fico feliz por saber que o FQS volta aos ecrãns dos açorianos e não só.
Continuem o excelente trabalho que têm vindo a fazer, e um grande abraço.

 
At terça-feira, março 28, 2006, Anonymous Anónimo said...

Esses pequenos não sabem do que falam... cuidadinho comigo.

 
At terça-feira, março 28, 2006, Anonymous Anónimo said...

Só é pena que PJG tenha armado um pé-de-vento a propósito desta situação, colocando em causa a RTP-A e os seus responsáveis. Levou gente bairrista, sem formação e sem tino a escrever aqui muito disparate. E não vale a pena dizer que não disse o que disse. Basta ler o post inicial. E, já agora, o "Fala quem sabe" (de que sou fã indefectível) está longe de ser o único programa de grande audiência da RTP-A. Nem sequer é o de maior audiência. O Telejornal, o Bom Dia e o Jornal da Tarde, para só falar destes, têm audiências muitíssimo maiores.
Presunção e água benta, cada qual toma a que quer. Mas não exagere, oh PJG...

 
At terça-feira, março 28, 2006, Anonymous Anónimo said...

Caro anónimo.

Disse o que disse, e voltava a dizê-lo novamente, sem retirar uma única vírgula.

Colocar em causa da RTP-A? Ninguém o fez, a não ser determinados comentários dos quais sempre me demarquei. Pelos vistos, tem dificuldade em ler português, tais foram as minhas advertências (inclusive nos comentários) de que isto não se trata de qualquer ataque à RTP-A. Mas pronto, não vale a pena insistir. Faça os juízos que bem entender.

Mas em relação aos comentários mais contundentes, mesmo esses têm direito à indignação. Concorde-se ou não com o estilo, felizmente vivemos num país onde impera a liberdade de expressão e este espaço não tem intuitos castradores. Fala quem quer, como quer, e como sabe. Desde que mantidas as regras de educação, claro.

Mas ninguém está obrigado a gostar da RTP, da SIC ou da TVI, do programa X, Y ou Z, e têm o pleno direito a manifestar a opinião. Ainda que isso possa ferir susceptibilidades, inclusive a do próprio programa "FQS".

Não sei se o FQS é o único programa com maiores audiências. Mas a conjunção "senão" exprime a ideia de eventualidade ou possibilidade e nesse campo acho muito legítimo que conclua que o programa tem, de facto, muita audiência.
Depois, é curioso que compare o "Telejornal", o "Bom Dia" e o "Jornal da Tarde", com uma produção externa à RTP-A, com 7 meses de existência. Bem...só posso sentir orgulho pela Animásim e restante equipa com tal grau de comparação, o que reforça ainda mais a minha ideia: os índices de audiências serão, com toda a certeza, muito elevados.
Era escusado, mas para que me perceba volto a sublinhar que estou a falar APENAS do programa FQS e não doutros. Não me interessa o que os outros fazem.

Por fim, se confunda respeito pelas Instituições, com medo ou temor.
São coisas diferentes embora nesta terra de caciques (que amo, excluindo os caciques) se confunda "pessoal" com "profissional", "admiração" com "adulação", "respeito" com "autoridade", "iniciativa" com "pretenciosismo", "mérito" com "cunha"; "crítica" com "arrogância"; e continuava aqui a tarde toda.

Se há factos verdadeiros que causam pés-de-vento, ainda que iniciados por "gente sem tino"...a culpa é minha? Sou eu que tenho de por tino às pessoas?
Ora aí está uma nova teoria da causalidade que desconhecia por completo.

PJG (de Paulo Jorge Gomes).

 
At terça-feira, março 28, 2006, Anonymous Anónimo said...

O Bom Dia é um programa de humor como o FQS. O Pedro Moura tem muita piada, aquilo parece ensaiado mas não é.

 
At terça-feira, março 28, 2006, Anonymous Anónimo said...

No final ganhámos todos com esta questão: discutiu-se coisas importantes e os FGS ficaram na RTP.

 
At terça-feira, março 28, 2006, Anonymous Anónimo said...

(Não é FGS. É FQS = Fala Quem Sabe)
Concordo com o opsuituli...etc, o que vale é que o programa de televisão continua e os gajos vão ser pagos como deve de ser.

 
At terça-feira, março 28, 2006, Anonymous Anónimo said...

:)
;)

 
At terça-feira, março 28, 2006, Anonymous Anónimo said...

Vão voltar à Graciosa?

 
At terça-feira, março 28, 2006, Anonymous Anónimo said...

Ana. Os contactos estão na página inicial.

Cpts.

 
At terça-feira, março 28, 2006, Anonymous Anónimo said...

Eu não quero falar com ninguém, não preciso de contactos, só quero saber se vêm à Graciosa.
Obrigada.

 
At terça-feira, março 28, 2006, Blogger rita said...

posto isto, let bygones be bygones, e mãos à obra ;)

 
At terça-feira, março 28, 2006, Anonymous Anónimo said...

Exactamente, cara Rita. Tiraste-me as letras dos dedos.

 
At quarta-feira, março 29, 2006, Anonymous Anónimo said...

A Rita também pertence aos FQS?

 
At quarta-feira, março 29, 2006, Anonymous Anónimo said...

Caro PJG, agora é tudo pink! Mas diga lá acha por acaso que os admiradores dos FQS são analfabetos, ou não sabem interpretar textos e entre-linhas? Releia lá o seu primeiro post: "A RTP-A é uma empresa que movimenta milhões de euros, com programas pagos a preço de ouro. Para bom entendedor, meia palavra basta.

Por tudo isto, e para concluir, vislumbra-se, num horizonte muito próximo, o fim do programa "Fala Quem Sabe"." estava a tentar atear que fogo? Queria reações não queria? Qual é a meia palavra que o bom entendedor tem de captar? Parece-me que também tem alguns problemas em Português. E por acaso temos outra coisa em comum também não gosto nada de caciques. E acho que sendo o representante da Anima'Sim ou dos Actores lhe fica muito mal postar e comentar dessa maneira. Fique certo de que na mesma frase não deveria ter utilizado o mesmo verbo. E se continua a tratar os fãns dos FQS desta forma qualquer dia fica é a falar sózinho! Deixe lá FALAR QUEM SABE!!!!

 
At quarta-feira, março 29, 2006, Anonymous Anónimo said...

Gostei deste anonimo! Falou bem, sim senhor!

 
At quarta-feira, março 29, 2006, Anonymous Anónimo said...

O fans dos FQS não são analfabetos e aposto que tambem sabem ler nas entrelinhas...por isso todos nos sabemos que o Sr.PJG se limitou a defender os interesses dos FQS. Há alguma coisa de anormal nisso ou será que os senhores que aqui manifestaram a sua indignação para com o PJG estavam a espera que os FQS se pusessem de gatas ou de joelhos perante a RTP-A.

 
At quarta-feira, março 29, 2006, Anonymous Anónimo said...

ainda bem que tudo se resolveu pelo melhor, e que se chegou a um consenso.

 
At quinta-feira, março 30, 2006, Anonymous Anónimo said...

Sem querer alimentar polémicas, aqui vai a última tréplica ao anónimo, mais sintética possível:

1."Mas diga lá acha por acaso que os admiradores dos FQS são analfabetos, ou não sabem interpretar textos e entre-linhas?"
- Antes de "manager" também sou um fã dos FQS. Mas mesmo que não fosse, seria um péssimo "manager" se tratasse os fãs assim, para não dizer uma péssima pessoa.

2."A RTP-A é uma empresa que movimenta milhões de euros, com programas pagos a preço de ouro. Para bom entendedor, meia palavra basta".
- Para bom entendedor: se a RTP-A paga a uns, e bem, e não paga à Animasim, então paramos.
A RTP-A foi avisada das nossas intenções muito antes de eu colocar o "post". Como não respondia, bem...antevi o desfecho. Ainda bem que me enganei.

3."Por tudo isto, e para concluir, vislumbra-se, num horizonte muito próximo, o fim do programa "Fala Quem Sabe".
- Preciso explicar?

4. "Estava a tentar atear que fogo?"
- Não pretendi, mas pelos vistos ateei. Tive conhecimento de inciativas espontâneas doutros blogs, alguns dos quais amigos, que comentaram a situação, ou que sugeriram o envio de protestos para a RTP-A.
São livres de o fazer. Nunca pedi a ninguém para falar por mim, mas fico sensibilizado pelo movimento de consternação (v.g. http://portodaspipas.blogs.sapo.pt, www.ilhas.blogspot.com, entre outros).

5."Parece-me que também tem alguns problemas em Português".
- Terei com toda a certeza, não fosse a lingua portuguesa uma das 5 línguas latinas (e o latim não é pera doce).

6. "E por acaso temos outra coisa em comum também não gosto nada de caciques".
-Ainda bem que temos a mesma fobia. Valha-nos isso.

7. "E acho que sendo o representante da Anima'Sim ou dos Actores lhe fica muito mal postar e comentar dessa maneira".
- São estilos. Desde que não se falte à educação, o estilo é livre. Como também é livre não gostar dele. Curiosamente, só os seus comentários foram críticos em relação à minha forma de escrita. Menos mal.

8."Fique certo de que na mesma frase não deveria ter utilizado o mesmo verbo."
- Não percebo a que verbo se refere, mas a gramática portuguesa permite mais do que um verbo numa oração. Como diz Celso Cunha: "o segredo está no predicado".
Mas corrija-me se estiver errado. Estou sempre aberto a uma (justa) crítica construtiva.

9. "E se continua a tratar os fãns dos FQS desta forma qualquer dia fica é a falar sózinho! Deixe lá FALAR QUEM SABE".
- Decida-se: Fãs (português) ou fans (anglicismo), mas nunca fãns (potuguês+anglicismo).
Deixo falar sim senhor.
Por isso mesmo pode continuar a participar à vontade, bem como criticar seja quem for. Será sempre bem vindo e ninguém o calará. Isso garanto.

 
At quinta-feira, março 30, 2006, Anonymous Anónimo said...

E se todos terminassem com toda esta confusão e a partir de agora relaxassem em casa nos cafés nos restaurantes, com familia, com amigos com namorados(as) e tudo o mais ao mesmo tempo que são exibidos os novos episódios da série "FALA QUEM SABE"??? É para isso que ela é produzida, para divertir e para passar momentos de boa disposição!!! ISSO SIM É BOM E FAZ ESQUECER AS AMARGURAS DO DIA A DIA!!! :))) Um Grande Bem AJA a TODOSSSSSS...

 
At quinta-feira, março 30, 2006, Anonymous Anónimo said...

Paz e amor a todos!!
ó sr.maneger! faz favor!! tome lá os seus comprimidos! mas qual é a sua crise com o portugues?! por acaso, o sr é professor de lingua portuguesa?! por acaso isto é um blog de literatura?! é que eu pensava que isto era um blog sobre tres lavradores terceirenses! e como tal... é mais do que aceitavel, o gramatica á moda do monte!
entendo que o sr tenha de manter a ordem em termos de acusaçoes desmedidas sobre a rtp-açores e etc's, mas... constantes correçoes de gramatica!?? por amor dos deus!!! nao se sujeite mais a ser motivo de comentarios, e deixe que os comentarios sejam sobre os posts aqui exibidos!
um bem haja pra si!
P.S- e ainda bem que os FQS ficam! senao o meu filho ia dar comigo em doida! é que sao os unicos 10m diarios em que o rapaz para sosegado!

 
At quinta-feira, março 30, 2006, Anonymous Anónimo said...

Aguenta Rapaz!!

 
At quinta-feira, março 30, 2006, Anonymous Anónimo said...

Caro PJG,

Quanto ao seu Português e predicados fica aqui apenas a sua frase para poder analisar sózinho o bem que redige: "Uma vez que o público é a principal razão do, vá lá, relativo sucesso dos "Fala Quem Sabe"...sinto-me na obrigação de vos justificar as razões que estão por detrás do cenário que, infelizmente, sinto-me forçado a desenhar...".

2º Não tenho relação alguma com o anónimo anterior.

3º "Por isso mesmo pode continuar a participar à vontade, bem como criticar seja quem for. Será sempre bem vindo e ninguém o calará.Isso garanto." Era agora o que me faltava ser o PJG a decidir quem deixa comentários no blog dos Fala Quem Sabe. Ou este blog é uma farsa??? Até agora este era um blog divertido e agora parece um foco de discussão,olhe coma a pera doce e deixe lá o latim porque eu não encontro aí dificuldade nenhuma. Passe bem!

 
At sexta-feira, março 31, 2006, Anonymous Anónimo said...

Caro anónimo,
Não o conheço a si, porque é anónimo, nem conheço o PJG.
Não resido na Terceira, nem em S. Miguel, nem em qualquer outra ilha dos Açores.
E no entanto acho que:
1. Os anónimos têm sempre alguma relação entre si, exactamente por serem... anónimos.
2. Não se escreve "sózinho", mas "sozinho".
3. Em boa verdade, é o PJG quem decide os comentários que passam no blog, porque é ele o administrador do blog. Ora, os administradores dos blogues podem entrar usando a sua password e podem apagar os comentários que quiserem. Por isso, se o PJG afirma que garante que "ninguém o calará" (a si, anónimo, ou a outro anónimo qualquer)é porque nunca lhe passou nem passará pela cabeça apagar comentários, independentemente de fazerem crítica construtiva ou destrutiva. A excepção devia estar, acho, para os comentários que contêm linguagem grosseira ou palavrões. Até agora não foi o caso, por isso comentemos à vontade.

 
At sexta-feira, março 31, 2006, Anonymous Anónimo said...

ora muito bem sr. vasco andrade. acho que as suas palavras são definitivas para a discussão que se vinha desenvolvendo. achei que o debate interessante de seguir: teve empenho (até empolgamento) e permitiu a PJG fazer alguns esclarecimentos (PJG é um rapaz com "sangue na guelra"). e as correcções ao português que aqui se foram dando também instruem (aqui, a ausência de maiúsculas chama-se estilo).

 
At sexta-feira, março 31, 2006, Anonymous Anónimo said...

F I M

 
At sábado, abril 01, 2006, Anonymous Anónimo said...

Enquanto passa o genérico do "FIM" (muito bem caçada) deixem-me dizer que sim, que o anónimo está certo na crítica quanto ao emprego repetido do verbo "sentir".
A crítica é justa e certeira. Não tenho problema algum em reconhecer isso.
É caso para dizer "sinto-me sentido mas sensibilizado".

 
At sexta-feira, abril 07, 2006, Anonymous Anónimo said...

Aguenta ai!

 
At sexta-feira, abril 07, 2006, Anonymous Anónimo said...

É melhor não falarem mal do Trofeu(programa criado para dar um tachinho ao maluquinho e doente do Santa Clara-José Silva) senão ainda o programa FQS passa a dar é a meia noite...aposto que ia continuar a ter mais audiência que qualquer outro programa da RTP-A.

 
At sábado, abril 08, 2006, Anonymous Anónimo said...

sete falinhas....
I lambe you! casa-t comigo!

 

Enviar um comentário

<< Home